O bordado contemporâneo de Priscila Casna

Priscila Casna é uma delícia de pessoa, é leve, criativa e tem um trabalho maravilhoso. Bisneta de costureira, neta de artesã e filha de bordadeira, não poderia ser diferente.

Ela iniciou no ponto cruz por influência de sua mãe e daí em diante as artes manuais fizeram parte da vida. Seguiu para o crochê, passou pela tapeçaria, depois tricô, se aventurou na pintura e macramê. Devido a todos esses interesses, se graduou em moda, e contraditoriamente, deixou o manual de lado, essa vida é mesmo muito corrida… não deu tempo.

Foi depois de trabalhar três anos com a designer de moda Paula Raia que as técnicas artesanais foram despertadas novamente. O contato com os fios foi nostálgico para Priscila:

“Quando me redescobri no bordado, um novo mundo surgiu, onde cada criação minha coabitava em harmonia e me remetia a tempos felizes, tempos de infância”.

E foi nesse novo mundo que ela escolheu viver. Priscila acredita ~ e a gente também ♥ ~, que qualquer atividade manual tem um efeito terapêutico, que automaticamente proporciona um recolhimento natural, extremamente necessário nos tempos atuais. Segundo ela o bordado é uma atividade introspectiva que nos permite uma lenta imersão em um universo onde a pressa do dia a dia cede lugar ao tempo das memórias, um espaço propício à expressão da criatividade.

Foto reprodução do instagram da Priscila Casna.

O que imprime a beleza no bordado e na arte atual, e como devemos trabalhar a liberdade de expressão através do bordado?

Essa reflexão e outros questionamentos fizeram com que ela decidisse fazer cursos e oficinas de bordado priorizando os processos criativos. Ela criou o Estúdio Ona e desenvolveu uma dinâmica que pode ser aplicada aos mais diversos públicos, e visa um mergulho na criatividade, transformando o artesanato em arte.

O conteúdo contempla técnicas básicas, intermediárias e avançadas do bordado livre e pedraria, mas trabalhados com mais sensibilidade pelos participantes. O intuito da Priscila é quebrar qualquer bloqueio criativo, através do bordado, propondo uma transformação de sentimentos em arte.

“Meu objetivo é sempre desafiar a sensibilidade e a capacidade de observação e criação dos participantes”

O resultado de todo esse trabalho é de encher os olhos, cada bordado tem uma personalidade e particularidades. As fotos abaixo são de bordados (de alunas, em andamento), neles é possível verificar a composição livre, através de técnicas mistas.

Foto reprodução do instagram.

  
Deu vontade de mergulhar no mundo da Priscila? Oba, então vem! Porque vai ter aula aqui no nosso casulo, o curso é de dois dias, com material incluso, e não precisamos dizer que as vagas são limitadas né? Você pode saber mais sobre a aula e se inscrever aqui, ou vir nos visitar, assim conversamos mais sobre, e você garante sua vaga. Bordemos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *