Você sabe o que “crafts” significa? Que tal aprender?

Pense rápido: o que vem à sua cabeça quando falamos em coisas como “bordado”, “tricô” ou “bolsas personalizadas”? Se você pensou em uma imagem da sua avó fazendo artesanato numa tarde de domingo, precisamos te atualizar um pouquinho.

Hoje em dia, Crafts (trabalhos manuais, em inglês) se refere à algumas atividades manuais que utilizam algumas técnicas um pouquinho mais antigas para criar objetos modernos, exclusivos e, claro, com muito mais personalidade. Quer uma ideia? É só conferir na galeria da Micapullo.

Oficina de bordado que rolou aqui na Micapullo com um trabalho fofíssimo de uma das participantes!

Essa ideia toda é bem antiga, na verdade. Lá no século XIX, algumas/alguns britânicos ficaram bem cansados da padronização total que estava acontecendo na criação de objetos domésticos, fruto da industrialização. Por isso, passaram a defender o artesanato criativo e baseado nas personalidades dos consumidores, valorizando também o trabalho manual.

Quando falamos em crafts, não estamos pensando em objetos artesanais que remetam a uma cultura específica ou algo do tipo, nem a algo industrializado (reproduzido). Ao invés disso, nos referimos à criação de coisas únicas que partem de uma ideia particular, nada que seja copiado.

É por isso que ao elaborar esses objetos, a ideia principal não é ter algo meramente bonitinho para colocar na sua sala, mas algo novo e exclusivo, onde tempo e dedicação foram importantes.

Por um mundo mais fofo com suportes de plantas em macramê! | Jardim do Coração:
Cachepôs pendentes feitos com fios de tecidos. Um exemplo de craft que está na moda atualmente.

Valorizando o lado autoral dessa prática tão especial pra gente, nós da Micapullo organizamos diversas oficinas a preços acessíveis para disseminar diferentes técnicas e tentar despertar o lado artístico que existe em cada um. Tudo com muito bom humor e descontração, claro.

Costumamos ensinar desde as técnicas mais inusitadas até as mais famosas atualmente, e só convidamos quem realmente entende do assunto para dar as aulas. Você pode conhecer alguns colaboradores por aqui e conferindo as oficinas que temos disponíveis no momento.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre o que fazemos por aqui? Se você se interessou, te convidamos para visitar nossa loja e conhecer um pouco mais sobre nossos produtos e parceiros. Vamos adorar te receber!

7
Igor é redator publicitário há seis anos e professor de escrita criativa há dois. Já trabalhou em portais paranaenses como colunista e, atualmente, desenvolve seus estudos textuais como residente do Ateliê SOMA, em Curitiba. Amante da Sociolínguística, compreende a escrita como comunicação, jamais como uma formalidade e aqui no blog escreve sobre tudo o que tangencia o nosso universo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *